quinta-feira, 12 de junho de 2014

Espinho na Carne

.7E, para impedir que eu me tornasse arrogante por
causa da grandeza dessas revelações,
foi-me colocado um espinho na carne, um mensageiro
 de Satanás para me atormentar. 
8Por três vezes, roguei ao Senhor
que o removesse de mim. 
9Entretanto, Ele me declarou:
“A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
 Sendo assim, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas,
 a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim.
 
10
Por esse motivo, por amor de Cristo,
posso ser feliz nas fraquezas, nas ofensas, nas necessidades,
nas perseguições, nas angústias.
 Porquanto, quando estou enfraquecido é que sou forte
!
2 Coríntios 12:7-10



   Se um cristão tem vitórias, prospera, é considerado pelas pessoas ótimo em tudo que faz, quem deve ser exaltado por isso? O mundo valoriza muito o individual, a "liberdade" que as pessoas têm para agir e por isso entende que, em casos como este, o sujeito esforçou-se para construir essa imagem, por isso ele deve ser exaltado. Concordo com essa afirmação apenas na palavra imagem, tudo que fazemos aqui nesta terra, tudo que conquistamos é apenas uma imagem, uma representação de algo real e muito maior, imagem esta que deveria estar refletindo Cristo. 

   Por isso, quem deve ser exaltado é somente DEUS, JESUS, o ESPÍRITO SANTO. Quando Paulo alerta sobre o perigo de gloriar a si mesmo ele se inclui, isso porque é uma tendência do ser humano gloriar-se por seus feitos, de sentir-se orgulhoso, sentir-se digno. E é por isso que Deus nega o pedido de Paulo de retirar o espinho na carne, pois é esse espinho, esta imperfeição que lembra Paulo que DEUS é quem deve ser exaltado, que Deus é perfeito e não os homens, que nós temos nossas limitações e devemos dar glórias por isso. Quando Paulo diz sobre gloria-se em suas fraquezas ele não está relatando um caso de depressão, ou mesmo aquelas pessoas amarguradas que só reclamam da vida e de tudo que dá errado, não, ele está dizendo que é na fraqueza, quando ele encontra-se vulnerável, frente às limitações de seu ser, é nessa hora que mais damos liberdade para o agir de Cristo em nossas vidas.

   Quando estamos preenchidos da soberba, da (pseudo) auto-suficiência não "precisamos" de Deus e por isso não damos liberdade para que Ele aja. É por isso que se entende que a força de Deus é mais bem vista nas nossas fraquezas, por que mesmo estando fracos podemos tudo naquele que nos fortalece, Cristo!(Filipenses 4:13).

   Algumas pessoas tem concordado que o espinho da carne que Paulo se refere é um problema relacionado à sua visão, mas isso não é explicado na bíblia exatamente para que possamos perceber que nossos espinhos também existem, sejam eles quais forem. Por isso quando o espinho incomodar, quando sentir-se fraco, quando sentir-se limitado, dê Glórias a Deus, porque por meio dEle você pode ser fortalecido e transformado, aperfeiçoado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário