segunda-feira, 14 de julho de 2014

Semear e colher

LIVRO DE OSÉIAS, CAPÍTULO 10

11
— Israel era como uma bezerra mansa que gosta de pisar o trigo para tirar a casca.
Coloquei uma canga no seu belo pescoço para que ele puxasse o arado.
Vou usar Judá e Israel para trabalharem na lavoura. 
12Eu lhes disse: “Preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham
 as bênçãos que o amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim,
Senhor, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação.” 
13Mas, em vez disso, vocês plantaram a maldade, colheram a injustiça e 
comeram os frutos da mentira.

— Vocês confiaram nos seus carros de guerra
 e no grande número dos seus soldados, 
14e por isso a guerra chegará até vocês, e as suas fortalezas serão destruídas.
Acontecerá com vocês o mesmo que aconteceu quando o rei Salmã fez guerra
 contra Bete-Arbel: ele arrasou a cidade e despedaçou as mulheres e os seus filhos.



O livro de Oséias contém um grande relato das coisas que aconteceram ao povo escolhido, Israel. Mas penso que os 10 primeiros capítulos podem ser resumidos neste 4 versículos. Deus pegou Israel que não tinha grande valor, preparou-o para que plantasse coisas boas e colhessem coisas ainda melhores. Mas Israel não ouviu, não quis dar atenção, confiou em si e em sua força. Semeou o que bem quis, colheu outras ainda tão diferentes das coisas que vinham de Deus, e comeram, se fartaram do fruto da mentira. E o, mesmo assim, o povo estava alegre, festejando, gostando do que estava experimentando, como se vê nos versículo 1 do capítulo 9. 
É assim que acontece na nossa vida, Deus tem grandes planos para nós, eles nos criou, nos preparou, nos deu as condições para plantarmos coisas maravilhosa, mas não vemos, não damos importância e cultivamos e colhemos a maldade, a ignorância, a corrupção desde os pequenos atos, e comemos e nos fartamos do fruto da mentira, o famoso "jeitinho" por exemplo. 

Mas a Deus alerta: Mas daqui a pouco não haverá trigo nem azeite, e faltará vinho. (cap. 9, v. 2) / Deus lembrará dos pecados deles e os castigará. (cap. 9, v. 9b).
Deus lembrará, Deus é um Deus justo, e nós... "nós nos tornamos tão nojentos como os ídolos que amamos" (cap. 9, v. 10). Mas há salvação, há uma saída! e se chama ARREPENDIMENTO. Pro pecado e pra maldade, há uma só solução, arrepender-se, pedir perdão a Deus e mudar nossa atitude! Só assim, vamos poder colher o que Deus quer que colhamos, e que é o melhor para nossa vida! 
Que todos nós deixemos Deus falar conosco através destas passagens e o Espírito Santo traga à mente agora todos os pontos que devem ser tocados, e que entreguemos nas mãos do Senhor, verdadeiramente! 
Depois de entregar, ore! todos os dias, ore! Peça a Deus direção e benção, e experimente um tempo, maravilhoso de relacionamento com Ele!

Deus abençoe 




Nenhum comentário:

Postar um comentário