segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

No princípio era o verbo...

Então é natal, e o que você fez? Não, essa não é a tradicional música cantada nesta época de fim de ano, aliás minha devocional de hoje é sobre aquilo que é tradicionalmente feito nessa época. No culto que eu fui ontem, o pastor pregou acerca do verdadeiro sentido do natal, ele disse que precisamos nos lembrar qual é este sentido. Na hora concordei, mas depois fiquei pensando, eu também preciso lembrar.  
    Não precisei ler muito a bíblia para lembrar, pois logo de cara João, logo nos primeiros versículos, explicíta o que eu estava procurando:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João (Batista).
Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade

(João 1:1-14)

        O verbo que é referido é no caso JESUS, isso porque Ele não era homem, nem animal, nem uma nuvem, nada palpável, mas ao memso tempo era Luz e Vida, ou seja, Ele simplesmente existia, Ele ERA o que ERA. Assim, Jesus estava com Deus desde o princípio, e Deus O enviou para os que eram seus, e eles não O receberam, mas quem o recebeu (O aceitou) tornou-se filho de Deus. O envio de Jesus se deu por meio da encarnação, Vida e a Luz nasceu do ventre de uma pessoa comum, Ele veio ao mundo para habitar conosco, o Verbo se fez carne. O que é isso senão o Natal? E aqui chego no ponto que eu queria, este é o verdadeiro sentido do Natal, comemorarmos, relembrarmos, compartilharmos da alegria que é saber que JESUS se fez carne, veio para nos salvar.
    É comum ouvir que nesta época de fim de ano as pessoas ficam mais sensíveis, mais caridosas, mais humildes, mais dispostas a perdoar -----> ÓBVIO que isso deveria ser o ano todo, mas não é sem razão que elas ficam assim nessa época, porque apesar de na realidade Jesus não ter nascido dia 25 de dezembro, a comemoração (deveria) é exatamente sobre este fato, um nascimento que expressa TODO o amor de Deus por cada um que viveu, vive ou viverá nesta terra -> O nascimento de Cristo é a expressão máxima do perdão e amor de Deus por nós!!!!
    Em João 3:16 isso fica ainda mais claro (se é que é possível), mas isso é assunto pra outra devocional. Termino aqui ressaltando então o que eu desejo para este natal:
Desejo menos Papai Noel, e mais Papai do Céu;
Desejo que Deus me ajuda a compreender com maior profundidade o que significou o Verbo se fazer carne por mim;
Desejo que as pessoa fiquem SIM com todos os sentimento que citei, mas não só nesta época;
Desejo que minha família aprenda com o amor de Cristo, e que se amem mais (a começar por mim);
Desejo que uma amiga que eu convivo bastante possa conhecer este amor que Deus tem por ela; 
Desejo ter um FELIZ NATAL, não por causa dos vídeos vinculados pela Coca-Cola, mas pela lembrança daquele evento que marcou o MUNDO.


Se você não sabia desta notícia preste atenção, se você ja sabia, agora espalhe: O VERBO SE FEZ CARNE!
 
Ps: Aliás, a gente podia cumprimentar as pessoas neste feriado com um "Feliz Dia em que o Verbo se fez Carne"

Nenhum comentário:

Postar um comentário